REDESIM

A SEFAZ/MS, aderindo à desburocratização e melhoria constante dos seus serviços incorpora-se ao processo da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Contribuintes, Empresas e Negócios, a REDESIM, é um sistema integrado, instituído pela Lei nº 11.598/2007, que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.

O futuro contribuinte interage presencialmente apenas junto à JUCEMS, todos os passos posteriores serão efetuados após seu cadastro via WEB. Esse sistema fará a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet. Com a REDESIM, os usuários também poderão obter informações e orientações pela internet ou de forma presencial, a exemplo do acesso a dados de registro ou inscrição, alteração e baixa de empresários e pessoas jurídicas.

A REDESIM usa pesquisas prévias à constituição ou alteração de empresas, as quais deverão ser suficientes para que o usuário seja informado da possibilidade da atividade no local escolhido pelos órgãos e entidades competentes.

Após implantada em sua plenitude, a rede permitirá o funcionamento imediato das empresas que atuem em áreas não consideradas de alto risco. Estima-se que essas empresas correspondam a mais de 70% do total de sociedades em funcionamento no Brasil.

 

Como funciona para o novo empreendedor o processo junto à SEFAZ/MS?

Após a realização do cadastro presencial junto à JUCEMS, o novo contribuinte apenas precisará acessar o website da SEFAZ/MS para a complementação de informações atualmente necessárias à criação de sua Inscrição Estadual, procedimento adicional que em breve será extinto devido à plena incorporação do cadastro da SEFAZ/MS à filosofia geral de funcionamento da REDESIM.

Em breve a SEFAZ/MS adequará os demais eventos cadastrais aos padrões de desburocratização e agilidade estabelecidos pela REDESIM, facilitando ainda mais a vida do empreendedor sul-mato-grossense